De acordo com o Índice FipeZAP, houve um aumento 9,24% no valor do aluguel residencial no primeiro semestre deste ano.
A porcentagem é três vezes maior do que a inflação no período, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor-Amplo), que registrou de janeiro a junho um aumento de 2,87%. A elevação do preço do aluguel torna o investimento em imóveis para locação vantajoso a fim de assegurar uma renda a longo prazo e garantir uma renda recorrente, como uma “aposentadoria”, sem preocupações financeiras.
O consórcio, por não estar não estar atrelado à taxa básica de juros Selic, que fechou em 13,25% na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), é uma opção econômica para criar um patrimônio imobiliário e obter rendimentos a partir de aluguéis. A modalidade financeira proporciona aos consorciados opções de crédito personalizado e por um preço acessível, ausência de juros nas parcelas e rentabilidade do valor contratado até a contemplação ou utilização do crédito.
Números da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) apontam que mais de 48 mil consorciados foram contemplados, de janeiro a junho deste ano, e proporcionaram potencial injeção financeira de mais R$ 7,70 bilhões no mercado imobiliário. Já a Ademicon, maior administradora independente de consórcio em créditos ativos do país, comercializou nos seis primeiros meses deste ano, R$ 5,9 bilhões em créditos só no segmento imóveis, o que representa um aumento de 38% em comparação ao mesmo período de 2022.
Caso de Sucesso
O contador Paulo Gavioli, de 64 anos, é um dos consorciados da companhia há mais de 15 anos e utiliza o consórcio como forma de obtenção de renda extra. Ele adquiriu imóveis por meio da contemplação das cotas e consegue garantir rendimentos a partir da cobrança de aluguéis. Ele classifica a modalidade como vantajosa e segura para conseguir retorno financeiro e assegurar uma aposentadoria tranquila.
Para conceder entrevistas sobre o assunto e aprofundar o debate sobre o tema sugiro uma entrevista com Claudir Santos, diretor master licenciado da Ademicon, especialista no assunto. O especialista poderá abordar o funcionamento do consórcio para aposentadoria, as vantagens da modalidade, explicar com mais detalhes as possibilidades da criação de um patrimônio imobiliário por meio do consórcio. Além disso, ele poderá traçar um panorama sobre a conjuntura de mercado do segmento. Junto ao diretor, coloco à disposição o Paulo Gavioli para relatar sobre sua experiência com o consórcio de imóveis.
Comentários