El Niño e suas ameaças para a safra global - Dinheiro Consciente

"Seja bem-vindo ao nosso blog especializado em finanças e investimentos.''

09 agosto 2023

El Niño e suas ameaças para a safra global

Imagens: Canva

El Niño e suas ameaças para a safra global

O fenômeno climático El Niño está trazendo preocupações para a produção de grãos, não só no Brasil, mas também em outros países ao redor do mundo. A previsão é da Coface, uma empresa líder em seguro de crédito e serviços de informação comercial que realiza estudos em mais de 100 nações.

O El Niño, que trará calor intenso e seca, deve afetar principalmente a safra de cereais, açúcar, óleo de palma e frutas cítricas no Brasil, Indonésia e Austrália.

O fenômeno El Niño, que ocorre a cada 2 a 3 anos, é resultado das variações das temperaturas da água no Pacífico Central e Oriental. Ele é composto por dois fenômenos opostos, o La Niña e o El Niño. O La Niña traz um clima mais frio e úmido, enquanto o El Niño traz um clima mais quente e seco.

Desta vez, o El Niño está ocorrendo rapidamente após o último episódio do La Niña, o que sugere um aumento na frequência desse fenômeno climático e pode ter consequências negativas a longo prazo, alerta a Coface. As mudanças climáticas na Ásia-Pacífico, África do Sul, Leste e Américas serão amplificadas pelo El Niño, enquanto a Europa, o Oriente Médio e o Norte da África não serão afetados.

Com o Brasil sendo um dos países impactados pelo El Niño, é esperado um aumento nos preços dos alimentos no próximo ano, assim como em outros países afetados. Nos últimos 20 anos, episódios do El Niño geralmente levaram a pressões inflacionárias nos preços dos alimentos, de acordo com a análise da Coface.

A safra mais fraca colocará pressão nas cadeias de valor agroalimentares em geral, e 2024 provavelmente será um ano de tensão entre oferta e demanda para o setor. A produção dos principais países exportadores, como Austrália, Brasil e EUA, será afetada, assim como países com uma alta demanda de alimentos, como China e Índia.

Além disso, o estudo da Coface destaca o impacto no emprego. Países agrícolas podem enfrentar perdas significativas de renda e emprego. A Indonésia, por exemplo, que tem a agricultura como uma parte importante de sua economia, pode ser duramente afetada pelo impacto negativo do El Niño na produção de arroz e óleo de palma. Isso pode ter um grande impacto na estabilidade do país, especialmente em um ano com eleições gerais programadas.

Portanto, é importante acompanhar de perto os efeitos do El Niño na safra global, já que isso pode ter repercussões significativas tanto na produção alimentar quanto na economia dos países envolvidos.

Nenhum comentário: