![]() |
| Fotos: Flickr CPB |
A delegação do Estado do Pará saiu vitoriosa na etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2023 em Belém. Promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a competição contou com a participação de 10 estados, e os paraenses somaram 34 pontos, garantindo o primeiro lugar. Em segundo lugar ficou a Paraíba, com 29 pontos, seguida por Pernambuco, com 22 pontos.
A cerimônia de encerramento foi realizada na capital paraense no dia 11 de agosto e contou com a presença de representantes do CPB e das delegações participantes. O evento também marcou o anúncio de que a próxima etapa regional ocorrerá em Brasília, entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro.
Para alcançar a vitória, o Pará se destacou especialmente no atletismo, conquistando a primeira colocação na modalidade. Já a Paraíba garantiu a maior pontuação na disputa de bocha, enquanto Sergipe se destacou nas provas de natação.
![]() |
| Fotos: Flickr CPB |
A competição reuniu cerca de 500 jovens atletas com deficiência, representando os estados do Pará, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Amapá. As provas foram divididas entre atletismo, natação e bocha.
Além disso, as Paralimpíadas Escolares seguem o mesmo formato do ano anterior, com três fases regionais em Belém, Brasília e São Paulo, nos meses de agosto e setembro. Os três primeiros colocados nas modalidades de atletismo e natação e os dois primeiros colocados na bocha garantem vaga na fase nacional, que será realizada em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, de 27 de novembro a 2 de dezembro.
As Paralimpíadas Escolares tiveram sua primeira edição em 2009 e têm revelado talentos do paradesporto brasileiro. Atletas como Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47), Leomon Moreno, jogador de goalball, e Bruna Alexandre, mesatenista, já passaram pelas Escolares.


Nenhum comentário:
Postar um comentário